CÃES
ALERTA - Por incrível que pareça este é sem dúvida o animal mais perigoso da Ria Formosa. As matilhas de cães "selvagens" que usam as Ilhas Barreira como território são muito perigosas e podem atacar e fazer grandes estragos, inclusive matar. Há alguns anos que não se ouve falar delas, estou escrevendo em 2018, mas não há muito tempo atrás, uma matilha chefiada por um cão enorme, percorria toda a ilha da Armona, desde a Fuseta, onde atravessavam na maré vazia, até ao outro extremo, às casas da Armona própriamente dita. Outra matilha na Ilha de Tavira, na zona do Barril assustou muita gente e alguns pescadores desportivos reportaram ataques, principalmente no Inverno quando a comida (lixo) escasseia.
O QUE FAZER - Primeiro tentar inteirar-se se existe alguma matilha a aterrorizar a região ou as ilhas. Depois evitar andar sozinho e aventurar-se para lugares ermos onde não há ninguém, principalmente à noite. A água, o mar, é um muito bom refúgio caso se veja atrapalhado com os cães. E mais não sei sobre como atuar com matilhas de cães.
CARAVELA PORTUGUESA
Esta colónia de organismos que parece uma alforreca, mas não é, é muito, muito perigosa. É o animal com o veneno mais potente que pode aparecer na Ria.
ALERTA - O peixe-aranha é um predador que se esconde enterrando-se na areia para caçar ou para se proteger. Os espinhos pretos que levanta por cima da cabeça são a sua proteção para os predadores, contém um veneno que provoca dores muito fortes. É muito natural e acontece com alguma frequência pisar-se um quando se entra na água. A dor da picada é muito forte e tende a prolongar-se durante muito tempo.
O QUE FAZER - Caso seja picado por um peixe-aranha o que tem a fazer é colocar o mais depressa possível a zona picada em água quente, muito quente, o máximo que puder aguentar. A molécula do veneno do peixe-aranha destrói-se com o calor e ativa-se com o frio. Por isso nunca coloque gelo ou ponha água fria a correr sobre a parte picada. É o frio que ativa a molécula do veneno. O frio do gelo é apenas uma sensação muito rápida de algum alívio, mas só piora a situação. A água quente alivia muito mais e destrói o veneno.
TRIPA / CORREIA
Tripa / Correia (Cerebratulus marginatus) - NEMERTÍNEO
Nome vulgar: Tripa / Correia
Nome Científico: Cerebratulus marginatus
ALERTA: A tripa produz um muco venenoso que lhe envolve todo o corpo e que é muito perigoso, principalmente se entra em contacto com os olhos e a boca causando reações alérgicas muito fortes. Os pescadores desportivos conhecem muito bem isto e conheço um que nem com a ponta do dedo pode tocar numa pois reage logo inchando-lhe a cara, as mãos e o pescoço.
O QUE FAZER - Caso aviste alguma, não toque ou depois lave muito bem as mãos. Há pessoas que podem ser mais sensíveis e entrar em choque. Recorrer ao Hospital ou ao médico caso apresente sintomas de reacção.
RASCASSO
Rascasso / Peixe- escorpião (Scorpaena notata e Scorpaena sp)
ALERTA - O nome peixe-escorpião já diz tudo. Este peixe contém um veneno nos espinhos que é muito mais doloroso que o do peixe-aranha. É para sua protecção contra os predadores. Porém, este peixe venenoso não vive na areia, preferindo as rochas onde se esconde. É muito difícil e improvável alguém se picar nele como acontece com o peixe aranha. O que sucede frequentemente com este peixe é alguém pescar um e agarrá-lo incautamente ou ter comprado um e ao manuseá-lo picar-se.
O QUE FAZER - Caso se pique num Rascasso, o que tem a fazer é colocar o mais depressa possível a zona picada em água quente, muito quente, o máximo que puder aguentar. É exatamente o mesmo que se faz com o peixe-aranha, pois a molécula deste veneno, do mesmo modo que a do peixe aranha, destroi-se com o calor e ativa-se com o frio. Por isso nunca coloque gelo ou ponha água fria a correr sobre a mão ou a parte picada.
Sem comentários:
Enviar um comentário